Uncategorized

DataFolha: PT volta a crescer na preferência popular (22%) e 64% tem Lula como melhor Presidente de todos os tempos

Datafolha foi ducha fria na mídia e na direita?

dilma_pet12 (1)

Sim.

A última pesquisa Datafolha foi uma tremenda ducha fria para a direita golpista e a mídia tucana.

Depois de semanas martelando petrolão, petrolão, petrolão, eis que a aprovação da presidenta se mantém sólida.

Pior, o PT recuperou os pontos perdidos nos últimos meses.

Fiz um comparativo entre a pesquisa realizada no dia 1 de setembro, um mês antes do primeiro turno das eleições, e a mais recente, dia 8 de dezembro.

O PT, que tinha, pela primeira vez em muitos anos, marcado menos de 20 pontos na preferência dos entrevistados, com 16 pontos, em setembro, recuperou 6 pontos e fechará o ano com 22%.

A alta mais espetacular se deu entre mulheres e os mais jovens (até 24 anos): subiu de 13 para 21 entre as primeiras, e de 12 para 21 entre os segundos.

É impressionante a resiliência do PT aos ataques da mídia.

Ele permanece como partido preferido mesmo entre os segmentos onde a oposição tem mais força: os mais ricos e escolarizados.

Entre os entrevistados com ensino superior, o PT marcou 16 pontos, contra 14 do PSDB.

Entre aqueles que ganham mais de 10 salários, o PT marcou 17 pontos, contra 13 do PSDB.

No Sudeste, onde o PSDB vem obtendo seus melhores resultados, a preferência pelo PT, na última pesquisa Datafolha, foi de 22%, após ter caído para 14% em setembro. Os tucanos têm 9% no Sudeste.

O PSDB tem desempenho incrivelmente pífio entre mais pobres e no Nordeste: entre 4 e 5%.

Confira o gráfico. Mais abaixo, a íntegra do Datafolha.  Faço outras análises em seguida, abaixo.

 

datafolha_PT

Fiz mais algumas anotações sobre a pesquisa.

Houve uma recuperação extraordinária da aprovação do governo Dilma junto aos mais jovens, de até 24 anos.

Em junho de 2013, a avaliação Ótimo/Bom nessa faixa havia caído para 24 pontos, contra 28% de ruim. Um ano depois, a coisa degringola de novo: 23% de Ótimo/Bom e 34% de ruim.

No início de dezembro, 36% dos jovens de até 24 anos acham que o governo Dilma é ótimo/bom, contra apenas 24% que o consideram ruim.

A aprovação entre os mais velhos também disparou nas últimas semanas, atingindo 48% de Ótimo/Bom, melhor índice desde junho de 2013.

O escândalo da Petrobrás, contudo, desgastou Dilma junto ao eleitorado com ensino superior, onde ela perdeu 4 pontos e tem 27% de Ótimo/Bom e 39% de Ruim/Péssimo.

A aprovação (Ótimo/Bom) do governo Dilma no sudeste, onde vive a gente “bem informada”, segundo FHC, se manteve sólida, em 41 pontos.

No Nordeste, a administração petista tem 53% de Ótimo/Bom.

Entretanto, uma outra tabela nos mostra que a tese do “estelionato eleitoral”, que a oposição e a mídia tentam vender, procurando desgastar Dilma, não colou em seu eleitorado.

Entre os eleitores da Dilma, 66% deram nota Ótimo/Bom para seu governo; apenas 4% lhe deram nota ruim/péssimo.

Entre os eleitores do Aécio, a petista teve apenas 9% de bom e 55% de péssimo.

O Datafolha também mostrou que a maioria esmagadora dos eleitores de Dilma permanecem otimistas em relação ao segundo mandato da presidenta: 74% disseram ter expectativa ótima/boa para os próximos 4 anos de Dilma.

Entre os eleitores do Aécio, 16% tem expectativas ótimas/boas para a gestão atual.

Outra informação relevante captada pela pesquisa Datafolha está na pergunta sobre quem foi o melhor presidente que o Brasil já teve.

A pergunta confunde um pouco o entrevistado, porque o tempo dos verbos dá a entender que ela corresponde apenas a presidentes passados, ou seja, excluindo Dilma.

As respostas humilham as pretensões midiático-tucanas de vender a excelência de FHC. Não adianta, as lembranças amargas do pesadelo neoliberal permanecem feridas abertas.

64% dos entrevistados pelo Datafolha disseram que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve, contra apenas 7% de FHC.

FHC só obtém um desempenho razoável entre os que ganham mais de 10 salários de renda familiar: nesta faixa, 32% dizem que ele foi o melhor presidente, mas ainda atrás de Lula, que tem 36%.

Enfim, falemos da pergunta que trouxe mais polêmica à pesquisa, sobre quem tem a responsabilidade sobre os escândalos da Petrobrás.

A pergunta, e a interpretação que se fez das respostas, embute várias camadas de manipulação da informação.

Em primeiro lugar, a pergunta é dúbia.

“Responsabilidade”, na acepção comum, não significa culpa, necessariamente. Um pai é responsável pelo filho de dezoito anos consumir cocaína e roubar. Mas seria absurdo responsabilizar “criminalmente” o pai.

Como presidenta da república, Dilma tem algum grau de responsabilidade por tudo que acontece na administração pública, mas isso não corresponde a dizer que ela seja cúmplice, ou responsável direta, por tudo: sejam coisas boas, sejam coisas ruins.

Além do mais, como já foi denunciado, a Folha juntou as respostas dos que disseram que Dilma tem “pouca responsabilidade” com aqueles que responderam “muita responsabilidade”.

É evidente que a resposta “pouca responsabilidade” implica numa avaliação positiva do papel da presidenta no escândalo da Petrobrás.

*

O Datafolha pergunta, por fim, em que governo a corrupção foi mais investigada: 46% disseram Dilma. Apenas 4% disseram FHC.

Perguntados sobre qual o governo houve mais punição a corruptos: 40% Dilma, contra 3% FHC.

Quando perguntados sobre em qual governo existiu mais corrupção, o placar ficou apertado. O governo Dilma ficou com 20%, o que é compreensível devido ao noticiário mais quente na memória das pessoas. Mas FHC ficou logo atrás, com 14%, na frente de Lula, com 12%.

Esses dados não deixam dúvida de que a mídia não conseguiu evitar que Dilma lhes desse um xeque-mate, embora eu ache que a própria presidenta não tenha pensado nisso. Ela está emergindo das crises políticas produzidas pelos escândalos, como alguém interessado em investigar e punir, e, portanto, com uma imagem positiva.

*

Independente dos resultados do Datafolha, todavia, é importante ressaltar que a falta de política e comunicação por parte do governo está deixando o país ingovernável. A PF ganhou vida própria, o que tem um lado bom, mas não é bom quando ela se torna uma ferramenta de oposição. A mídia agora não é apenas uma mídia de oposição. É uma mídia ameaçadora, sabotadora.

A falta de política fez até o Procurador Geral, Rodrigo Janot, que vinha adotando uma postura um pouco mais independente do status quo, a correr para debaixo da saia da mídia, em busca de abrigo. E isso é um perigo, porque os dois últimos procuradores se tornaram verdadeiros pistoleiros a serviço da mídia contra o PT e o governo. Sem política por parte do governo, a mídia transforma quem ela quiser em pistoleiro ou zumbi a seu serviço.

A Lava Jato, se for conduzida sem responsabilidade, pode acarretar na paralisação de milhares de obras públicas no país, produzindo desemprego e retrocesso econômico. Isso também envolve política.

Popularidade de instituto de pesquisa não vale grande coisa se o grupo político não constrói uma base social para si mesmo, não através do peleguismo, mas atendendo às suas demandas. E o governo Dilma não está construindo nenhuma estratégia política neste sentido. Está repetindo exatamente os mesmos erros que cometeu em 2010. Abandonando a militância, abandonando a política e tentando jogar apenas com a grande mídia, que é seu inimigo mais feroz, mais traiçoeiro e mais perigoso.

Nem Petrobrás nem o governo têm porta-vozes, o que é um absurdo.

Para onde vamos?

– See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/12/12/datafolha-foi-ducha-fria-na-midia-e-na-direita/#sthash.IianOvrB.dpuf

25 pensamentos sobre “DataFolha: PT volta a crescer na preferência popular (22%) e 64% tem Lula como melhor Presidente de todos os tempos

  1. O Governo tem conhecimento sobre o que ainda há para ser feito em relação às pendências da mídia/comunicação. E investirá nesses parâmetros, certamente.

    Curtir

  2. Desde que me conheço como jornalista e lá se vão mais de 30 anos, esse tem sido o game. O veículo aperta, crítica e ameaça e os poderes, legislativo ou executivo, municipal, estadual ou federal, abrem as pernas. Assim agem os detentores da grande imprensa. Quanto aos pequenos, talvez o sejam porque agem mais no amor e na ideologia. Quem sabe se eles também esticarem mais as corda não encontrem terreno mais propício para o próprio crescimento.

    Curtir

  3. Quanto a pesquisa, a meu ver, pouco acrescenta e embora adepto da terceira via, chega de esquerda e direita, torço para que a Dilma e o time que ela empossou possa trazer alento a um país com tantas riquezas e que amarga uma economia tão combalida…

    Curtir

  4. Quanto a pesquisa, acho que se bem observado os números do gráfico entendemos que o PSDB não chegaria aos 40% dos votos, portanto isso nos deixa duvida na apuracão. Quanto a militância, concordo com o comentário, o pt esta esquecendo os fieis escudeiros e filhando pessoas acaridouras de votos que não tem compromisso com o partido e menos ainda com o Governo Federal para ganharem o maior numero de Prefeituras, Camarás municipais, que vão trabalhar para Relejer seus Dep Estaduais e Dep Federais, infelizmente o Partido dos trabalhadores não nos pertence mais, é de muitos Empresários, alguns lobistas, Delegados, Magistrados e alguns Sindicatos pelegos apegados ao poder, mas vamos em frente que atrás vem gente, a Marina Silva colocou no peito um boton 45 e pediu voto abertamente para o candidato do PSDB. O Presidenciável Eduardo Campos morreu em um acidente Aéreo em plena campanha e ninguém explicou nada, a revista veja publicou um monte de mentiras contra o pt 3 dias antes da eleição. Mesmo com tantos atrapalho saímos vencedores, se no PSDB o tucano voa, no PT a estrela brilha é por isso que acho que o pt não acaba vai voltar a valorizar a velha e lutadora militância. Saudações Petistas!!!!!

    Curtir

  5. Concordo plenamente com você.
    Outra coisa: ESSE BOMBARDEIO NÃO SERÁ, TAMBÉM,UMA PROPAGANDA VELADA NEGATIVA , PARA DESVALORIZAR A PETROBRÁS E PRIVATIZA-LA A PREÇO DE BANANA?

    Curtir

  6. Todos os tiros da oposição , mídia golpista, e elite brasileira, sairam pela culatra e ainda afundaram o nosso Brasil e o povo brasileiro. Uma crise que seria sentida pela população como “uma marolinha” foi multiplicada por 10, pelo falatório inconsequente da oposição e da mídia golpista, sendo que no final das contas a elite também esta sofrendo pq não está vendendo seus produtos industrializados. Então agora tanto a elite como o povao se voltam contra a oposição e a mídia golpista. OS TIROS SAIRAM TODOS PELA CULATRA…KKK. E ficou fácil para o LULA GANHAR NOVAMENTE, NAO TEM PRA NINGUEM EM 2018. …. O Aecio perdeu ate para a Dilma, acham que ele vai ganhar do LULA ?????

    Curtir

  7. Quanto mais o ex presidente apanha mais fortalecido ele fica não vou comparar ele a Jesus que morreu na cruz para nos salvar , mais Lula mata um leão para salvar o Brasil, eiisso aí meu guerreiro barbudo no Deus e com tipo e com todos nós BRASIL.VAMOS EM FRENTE COM PRESIDENTE 2018 LULA.

    Curtir

  8. Data folha não tem Legitimidade para tal pesquisa, pois este jornal tem forte ligaçao com o governo do PT. Portanto, nao é um jornalismo independente. Na verdade este jornal está numa campanha acirrada pelo PT e contra os brasileiros. Os motivos estão associado ao incentivo financeiro do governo, ou seja, fou comprado pelo governo. Não acreditem em uma palavra deste jornal oj vc será guiado como um boi para o matadouro.

    Curtir

Deixe um comentário